Vamos falar sobre gordofobia (parte 2)

Voltei mais rápido do que eu imaginava só para falar um pouquinho mais. Novamente: não vou prometer prazos para a próxima publicação, dessa vez foi só que surgiram novas questões a respeito do assunto e decidi escrever enquanto estava fresco na cabeça. Para quem não leu a primeira parte, é só clicar aqui.

velvet

Velvet d’Amour, modelo

Querer emagrecer ou não querer engordar é gordofóbico?

Ninguém tem a obrigação de ser gordo para não ser gordofóbico. O problema da gordofobia associada ao desejo de emagrecer normalmente está no discurso das pessoas que possuem essa vontade. Se você quer emagrecer porque acha que ser gordo é feio ou por se achar mais bonito magro, já parou para pensar nos motivos disso? Beleza é uma construção social, algo que é colocado na nossa cabeça e é ditado pela moda e mídia em geral. Dizer que alguém é menos bonito só por ser gordo é gordofóbico sim, mesmo que esse alguém seja você mesmo.

No entanto, é completamente compreensível que alguém prefira emagrecer do que ter que bater de frente com o que é imposto pela sociedade, passar aperto para comprar roupas e andar de ônibus ou ter que aguentar médico te olhando torto mesmo com seus exames em dia. Aguentar tudo isso não é fácil e batalhar com a balança ou passar por processos cirúrgicos complicados é até compreensível, apesar de ser meio triste que alguns optem por isso só para ter um pouco de tranquilidade.

Mas o mais importante é: se você está emagrecendo, quer emagrecer ou prefere não engordar, tente fazer isso não reproduzindo discursos gordofóbicos. Não use termos como “gordice” quando comer algo calórico ou fale de emagrecer como se fosse sinônimo de sucesso. Gordo é um adjetivo que remete à uma forma física, não um estilo de vida baseado no fracasso que você pode usar de forma pejorativa sempre que falha na sua dieta ou sequência de exercícios.

É gordofobia publicar uma foto de antes e depois de emagrecer?

Em um mundo perfeito e ideal onde a gordofobia não existe eu diria que não tem problema. É óbvio que todos traçamos objetivos de vida e se o seu era emagrecer e você conseguiu, ótimo, né? O problema é que o mundo não é perfeito e nem ideal, então publicar uma foto de antes e depois significa algo bem claro: que você era pior antes e agora evoluiu, por mais que você não queira dizer isso. Não tem a ver com você, tem a ver com o peso social desse tipo de publicação. Os comentários, inclusive, sempre são parabenizando pela vitória e dizendo o quanto você está melhor agora.

Lembre-se que gordofobia é uma opressão sistemática e, portanto, tem muito a ver com o peso social das coisas que você diz ou faz. Mesmo que o seu objetivo publicando uma foto dessas não tenha uma base gordofóbica, a publicação por si só tem um impacto gordofóbico na sociedade. Publicar uma foto de você mais magro no antes deixaria as pessoas até mesmo meio confusas, porque é óbvio para a sociedade que ser gordo é pior e ninguém se gabar por ter engordado.

Se eu não quiser namorar com uma pessoa gorda, eu sou gordofóbico?

É importante ressaltar que ninguém é obrigado a ficar com ninguém, você se relaciona com quem quiser. Mas se o seu único motivo para deixar de se relacionar com uma pessoa que você acha incrível é porque esse alguém é gordo demais para o seu gosto: sim, você é gordofóbico. Como eu já disse, gosto é uma construção social. Você dizer que não quer ficar com alguém por causa da cor dos olhos, da pele, do cabelo, da forma física ou por ser afeminado e tendo somente isso como motivação é muito mais do que terrível. Tenta não ser essa pessoa, mas, no fim das contas, é direito seu ser. O que não é direito seu é humilhar ou constranger uma pessoa gorda por não querer ficar com ela. Além disso, se relacionar com gordos, mas só se for em segredo – sem querer que amigos, familiares e conhecidos saibam – é gordofóbico e, na minha modesta opinião, falta de caráter também.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s