E quem vai vencer a Guerra dos Tronos?

Já faz um tempo considerável que estou envolta pelo universo de literatura fantástica medieval de As Crônicas de Gelo e Fogo – ou mais conhecida, devido a série da HBO baseada na obra, como Game of Thrones – autoria de George R. R. Martin. A série começou a ser publicada em 1996, possui atualmente cinco livros já lançados (tendo cada um de 700 a 1000 páginas) e previsão para a publicação de mais dois antes de chegar ao fim.

A história pode ser vista como tendo dois núcleos principais: o primeiro e o maior deles conta a história na Guerra dos Tronos, quando após a morte do rei Robert Baratheon as famílias mais importantes e poderosas dos Sete Reinos – Starks, Targaryens, Lannisters, Baratheons e outras aliadas ou com menor influência – disputam a posse do Trono de Ferro e o domínio dos Sete Reinos. O segundo núcleo é contado, em geral, pelo ponto de vista de Jon Snow, filho bastardo de Eddard Stark. Snow se junta a Patrulha da Noite, que tem a função de guardar a Grande Muralha que fica ao norte protegendo os Sete Reinos de um velho mundo sombrio e desconhecido, que esteve quieto por um longo tempo e parece cada vez mais próximo do despertar.

Apesar de muitas vezes comparada com outras obras, como O Senhor dos Anéis (J. R. R. Tolkien, publicada em 1954), As Crônicas de Gelo e Fogo possui uma leitura mais fácil e menos cansativa do que a proporcionada por Tolkien. Não deixando a desejar em nenhum dos pontos exigidos pelo seu público alvo, George R. R. Martin criou incontáveis personagens e diversas histórias menores durante o desenrolar da trama, além da indispensável fantasia do gênero, como dragões, lobos gigantes, alquimistas e outras criaturas ainda “para lá da muralha”.

Para as garotas que gostam de um bom épico fantástico, um dos pontos que se destacam em As Crônicas de Gelo e Fogo, respeitando a lógica de uma obra baseada na Idade Média, George R. R. Martin nos apresenta personagens femininas fortes, influentes e inteligentes. Já para quem não gosta de ler, mas ainda sim se interessa pelo gênero, a adaptação para a televisão feita pela HBO é incrivelmente fiel a original, sendo todas as cenas de violência e sexo muito bem feitas. Vale a pena cada hora gasta com a obra.

2 comentários

  1. Márcia Thiara (@marciathiara) · junho 19, 2012

    Eu já falei que eu amo coincidências? Pois é, ontem mesmo eu e meu irmão estávamos conversando sobre Game of Thrones porque ele perguntou se eu tinha lido ou já visto a série: infelizmente não.

    Mas agora vem esse texto na manhã seguinte a isso comentando? Me incentivou a ler imediatamente os livros (ou assim que consegui-los).

    Gostei disso: “As Crônicas de Gelo e Fogo possui uma leitura mais fácil e menos cansativa do que a proporcionada por Tolkien”, me incentiva a ler imediatamente. Aliás devo admitir que nunca li Tolkien porque considero uma narrativa maçante e cansativa. Aos fãs, meu humilde perdão.

    Não vou copiar o ultimo parágrafo porque ele é grande, mas ele está perfeito. Sim, amei ele rs.

    Amei o texto! Incentiva as pessoas a lerem! Me deixando curiosa pra saber sobre essas mulheres fortes da Idade Média já que todos os meus amigos só falam das cenas de sexo e da violência explícita e bem detalhada nos livros. Achei uma crítica muito boa, com detalhes e informações úteis sobre duas séries muito famosas.

    A mim, desejo tempo pra poder ler porque já verifiquei que os livros são nada menos que gigantescos. E a você desejo continue sempre escrevendo.

    Bgs e nos vemos em breve :’*

    • Raila Spindola · junho 19, 2012

      É uma obra que dá prazer em ler, já SdA as vezes é preciso MUITA força de vontade pra continuar (e sou obrigada a admitir, mesmo sendo fã do Tolkien). Boa sorte com a leitura. hahah

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s